Durante esta época de estiagem, com baixa umidade relativa do ar, é comum que haja aumento de ocorrências de queimadas na cidade. Todos os anos, a Prefeitura de Itupeva realiza campanhas de prevenção e combate a queimadas e incêndios.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente recebe, ao longo dos meses, denúncias de queimadas e, em contrapartida, distribui panfletos na região próxima a ocorrência. Se a queimada for reincidente e o responsável, identificado, uma multa é aplicada.
Além disso, são feitas campanhas em parceria com a Secretaria da Educação em toda a Rede Municipal de Ensino, a partir da distribuição de informativos que reforçam sobre as leis que proíbem esse tipo de prática, de maneira lúdica para as crianças. “Notamos que esse método é muito eficiente, pois elas cobram isso de seus pais. Inclusive já distribuímos 7 mil informativos nas escolas neste ano, para dar continuidade à ação mesmo neste período de pandemia”, afirmou o técnico em meio ambiente João Paulo Vieira.
Saiba mais: Previsto no Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605), causar poluição de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem mortandade de animais ou destruição significativa da flora, é crime. Além de multa, a lei prevê até reclusão do infrator. Em Itupeva também vigora a Lei Municipal 2.100/17 que proíbe queimadas.
Serviço: Qualquer cidadão pode denunciar uma queimada entrando em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 (serviço 24h) ou para a Ouvidoria Municipal, pelo número 156 – disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário